A IMPORTÂNCIA DAS CERTIDÕES NA COMPRA DE UM IMÓVEL


 É muito comum nas transações imobiliárias que os clientes questionem a necessidade de se emitirem tantas certidões para que o negócio possa ser realizado. O espanto torna-se maior quando os compradores, verificando a quantidade de certidões a serem solicitadas, percebem que boa parte dessas certidões custar-lhe-ão algum valor, para que possam ser emitidas.
Aí, cabe ao Corretor de Imóveis, alertar ao seu cliente sobre a necessidade da buscade todas as certidões e os benefícios que o cliente terá por reunir o máximo de certidões possível, para dar segurança a sua operação de compra ou venda, garantindo que o imóvel adquirido não tem qualquer impedimento para ser negociado.
Aqui vamos, de modo prático, mas sem se distanciar da base legal, verificar que certidões são necessárias para a conclusão do processo de compra de um imóvel, pois se o vendedor está com problemas na Justiça, ele pode começar a vender o seu patrimônio para não quitar eventuais dívidas, e se a Justiça percebe isso, todos os negócios de compra e venda que o proprietário fizer poderão ser anulados, assim o comprador pode perder o imóvel adquirido além de ter grandes dificuldades para reaver os valores investidos no negócio.
Caso as certidões informem a existência de processos judiciais ou dívidas, envolvendo o vendedor ou seu cônjuge, ou ainda dívidas do imóvel, é preciso que o Corretor ou o comprador procure a assistência de um advogado de confiança, visando receber a orientação necessária para uma boa conclusão do negócio.
Vejamos então as certidões necessárias para que sua compra seja segura e tenha sucesso!